Embora a perspectiva deste livro seja global, o individual é muito abordado. O livro aborda observações sobre a conduta de indivíduos bem como de sociedades inteiras.
Cada um de nós está entrelaçado em diversas nuances de atitudes e pensamentos diferentes, que restringem nossos movimentos, mas ao mesmo tempo permitem que tenhamos noções abrangentes sobre assuntos díspares. Nosso estilo de vida diário intervém na sociedade e seres vivos ao redor do mundo.
A coragem que os contém não se baseia no valor de uma vida, mas sim em efetivamente sobreviver às exigências do sistema global.
O colapso está inerente à vida humana. Todo ser humano está inerentemente condenado, e toda sociedade também. A extinção do coletivo não pode ser evitada. A extinção do coletivo é parte integrante da vida do indivíduo porque tudo que é vivo tem um ciclo de existência.
O autor do livro Yuval Harari adora assuntos atuais como inteligência artificial, guerras, Fake News, entre outros assuntos extremamente relevantes para a sociedade. Harari discute assuntos polêmicos como a relação entre humanos e animais revelando uma forma individual de pensar quanto à esses assuntos.
Na minha opinião um fator muito importante presente nesse livro é a capacidade em que Yuval consegue retratar de temas extremamente distintos e correlacioná-los brilhantemente.
Commentaires