Olá
bem-vindo :)
O Blog
A história
Dentro dessa página você verá de tudo! Este espaço é uma oportunidade de dar uma visão completa sobre diversos assuntos interessantes.
Nesse espaço irei postar fatos variados sobre assuntos diversos com o intuito de trazer entretenimento e informação para você!
G2
Tecnologias vestíveis
Após longas pesquisas e análises de similares, desenvolvi como projeto para G2, um John (roupa de borracha) para surfistas que anseiam encontrar ondas boas e praticar o surf da melhor forma possível. Meu projeto consiste em um QR code disponível no canto do short do john em que , a qualquer hora e em qualquer lugar, o usuário poderá checar
a previsão das ondas e do vento!
Diz a lenda que ele tem super poderes, além de te levar para o lugar certo na hora certa, ele melhora em até 90% o seu desempenho na água :)
QR code
Acessando o QR code disponível na barra lateral esquerda do John, o surfista terá acesso a informações exclusivas e frescas quanto às condições do mar e do vento! Informações essas indispensáveis para quem quer praticar o esporte sem perder seu tempo com mares em condições ruins e ondas insurfáveis. Além disso, o QR code também funciona como botão e ao apertá-lo a roupa de borracha se ajusta ao corpo do surfista, fora e dentro do mar!
Propostas para G2
Wearables
Analisando projetos e referências sobre assuntos diversos no Design, decidi que meu foco continuará sendo as tecnologias vestíveis, ou também chamados, Wearables. Pensando nesse sistema tecnológico, fui em busca de algumas referencias e estudos a fim de obter mais informação e insights para realizar o trabalho final da disciplina Design e Expansão dos Sentidos.
Os wearables são instrumentos de tecnologias vestíveis como relógios, roupas, tênis ou óculos inteligentes e têm atraído muito interesse do consumidor devido às novas funcionalidades e inovações que eles trazem.
Como Inspiração principal trago o novo tênis da Nike, o Nike Adapt BB, um modelo de tênis inteligente que, através do smartphone, vai aprender a se adaptar ao dono e até mesmo se amarrar sozinho. A proposta é a de um tênis de basquete reinventado, que é capaz de alterar a resistência da sola, a força no cadarço e no tecido de acordo com as situações em que é usado.
Após longos períodos de pesquisas e aprofundamento sobre a tecnologia utilizada, a Nike chamou atletas de todas as idades para testarem o calçado, percorrendo mais de 160 mil km, fazendo do novo modelo o mais testado de toda a história da marca.
Segundo o anúncio oficial da companhia, a novidade vem para “fornecer um ajuste verdadeiramente personalizado para cada jogador de basquete", graças ao sistema chamado FitAdapt, que também pode ser adaptado manualmente com botões físicos nos próprios calçados. A empresa destaca que, no decorrer de um jogo de basquete, o pé de um atleta pode se expandir em quase metade do tamanho. Isso pode afetar o nível de conforto, os movimentos e até o desempenho na quadra.
O diretor de inovação da Nike, Eric Avar acredita que: “Estamos evoluindo de um estado de performance fixo para algo mais fluido e dinâmico”. Além disso, a marca deve ampliar seus produtos Adapt para além de calcados. Roupas e acessórios tecnológicos também se adaptarão e acredita-se que outras grandes marcas também devem apresentar tecnologias vestíveis que se adaptam ao dono.
ZENTA
é um wearable para o seu pulso, mas ao contrário de muitos outros dispositivos que apenas monitoram a sua atividade, o ZENTA também rastreia o seu bem-estar emocional e ajuda-o a gerir o stress e as emoções, ajudando-o assim a transformar os seus hábitos diários. De sua página Indiegogo (que arrecadou mais do que o dobro de sua meta de $ 100.000): “ZENTA é o seu treinador personalizado para corpo e mente, no seu pulso. Descubra como seus hábitos e ações influenciam seu estresse, felicidade e produtividade. ZENTA constrói seu perfil digital exclusivo ao longo do tempo, monitorando sua atividade física, qualidade do sono, padrões de respiração, níveis de estresse, estados de emoção e humor geral.
Tecnologias Vestíveis
A moda do futuro
A caracterização de roupas, seu uso e criação, sempre esteve intimamente relacionado com o momento histórico e cultura de cada época. A evolução humana e seus costumes são também traduzidos nos adornos e vestimentas . No mercado da moda e na sociedade de consumo como um todo, surgem novas demandas e a oferta se adequa e cria novas tendências para ramos específicos da economia. Por essa razão, as novidades da sociedade devem ser inseridas nas peças de roupa e a mais recente inovação neste ramo consiste nas tecnologias vestíveis.
A moda do futuro
A tecnologia vestível conhecida mundialmente como Wearable Technology que compõe alguns itens de consumo mais desejados do mundo. Concomitantemente conhecida como wearables, os dispositivos vestíveis são equipamentos eletrônicos usados como peças de roupa ou acessórios supridos de processadores próprios.
A maior parte das tecnologias vestíveis dependem de outros dispositivos, como smartphones, processamento de dados e conexão com a internet ou por radiofrequência (RFID). Os sensores vestíveis são a próxima fase da revolução dos mobiles. Os números só reforçam essa tendência.
Tal tecnologia surgiu de uma ideia básica de inserir a modernidade nas roupas utilizadas pelas pessoas utilizando o corpo humano como suporte. Algumas de suas conhecidas funções são a proteção do corpo, comunicação, estética.
A interatividade é o aspecto primordial desta tecnologia por permitir uma interação com o corpo e o ambiente que cerca o usuário. Os smartwatches sendo um exemplo claro desse empreendimento, permitem uma comunicação mais concisa com tecnologias, um corredor , por exemplo, pode ter no pulso uma forma de se comunicar, ver o GPS e escutar música sem o auxílio de seu celular, de forma rápida e instantânea.
Desta forma, dá para ser mais produtivo em atividades como notificações, marcação e acompanhamento de pontos e visualização de comprovantes de pagamento.
As tecnologias vestíveis, também, podem contribuir diretamente para coletivizar as atividades e aumentar a produtividade. Já é possível perceber que algumas determinadas tarefas que já vem sendo desempenhadas em dispositivos móveis ou desktops, pode ser feitas de forma mais simples e rápida. Futuramente as gerações Y e Z formarão a maior parte dos profissionais no mercado.Portanto, soluções e ferramentas inovadoras podem ser um importante diferencial para engajar esse público.
Acredito que alem de todo seu benefício, a tecnologia wearable auxilia principalmente na pratica de atividades físicas e a busca por uma vida saudável. É possível adquirir roupas que detém fones de ouvido acoplados e a prova d’água, assim como braceletes que realizam a medicação da frequência cardíaca e gasto calórico.
Por fim, os benefícios dessa tecnologia sao inúmeros. Calçados como o Nike Hyperdunk auxiliam no controle da eficácia de uma atividade física, ao registrar informações completas sobre a performance de jogos como o basquete. Dessa forma, a moda auxilia na coleta de dados, como um reflexo do Big DataEssas informações ajudam a potencializar os efeitos da rotina e da vida humana.
Into the Wind
Witaya Juanma
O que é? Para que serve? O que faz?
Into the Wind é uma manifestação artística, criado por Witaya Junma, que utiliza de sistemas computacionais para criar uma obra interativa. Inspirado na observação do entorno da vida cotidiana, “Into the Wind” é um experimento que objetiva reproduzir um processo espontâneo da natureza, baseado em técnicas tecnológicas e a percepção humana.
O foco principal deste projeto é o vento, uma força natural e simples fluindo entre nós. Não podemos vê-lo, mas podemos experimentar sua existência, sentir seus movimentos e observar experiencias intrínsecas da vida, como um sopro na grama. Esta instalação convida o espectador a replicar o vento, acionando mecanismos especiais com sua respiração.
Sobretudo, 'Into the Wind' consiste em uma interpretação do processo de soprar bolhas. As formas e formas das bolhas são variadas dependendo de como o espectador sopra, e isso pode ser observado durante todo o processo, graças a estrutura transparente do projeto. Os resultados são diferentes a cada vez, tornando cada interação única. O projeto também estimula o público a vivenciar e questionar os processos.
Por que? Qual sua importância?
A manifestação artística digital interativa já tem uma relevância própria por conseguir utilizar sistemas computacionais para criar obra s magnificas que pela forma tradicional não seria possível. O que chama atenção nesse projeto é forma de linguagem criativa escolhida para retratar algo tão rotineiro e quase imperceptível, que é o ar, como um processo de desenvolvimento artístico. Esta obra é uma forma de observar com muita sensibilidade um elemento que estamos em constante contato. O resultado dessa interação é compreensão de aquele senso invisível pode ter várias formas, e consequências, como representado pelas formas das bolhas.
Como funciona?
Primeiro, o usuário é percebido por um sensor ultrassônico na estação de interação que aciona a bomba de água para bombear a solução de bolha de sabão para o manto de linha dupla. Em seguida, o motor começa a girar para separar a corda, criando uma superfície quadrada de bolha. Neste ponto, o usuário é encorajado a soprar no interruptor de sopro ao acender um texto “Sopro” na estação. Depois que o usuário soprar no interruptor de sopro, o ventilador começará a fluir e uma enorme bolha será formada. Tudo isso é controlado por um único controlador, um arduino.
A estrutura
A estrutura cúbica é reforçada por vigas de aço como seu núcleo e, em seguida, envolto por bainhas de plástico transparente em cada lado. O piso do cubo é revestido por pranchas de madeira. Ao lado de cada cubo, uma caixa de interação é colocada na altura ideal para a interação do usuário.
Modificações - Quais são as falhas ou deficiências?
Em tempos de pandemia, as percepções de contato mudaram muito. Pesquisas agora mostram o quanto o corpo social contemporâneo vem associando novos elementos à sensação de nojo. O estudo, feito por alunos da UFMG, que visa entender se as restrições e riscos de contaminação pela Covid-19 influência o julgamento moral das pessoas, constatou um certo recuo em exercer atividades que levam à relações de compartilhamento de tato. Acredito que esta obra sofreria mudanças no que diz respeito a medidas restritivas de contato, pois atualmente existem novas associações de higiene por parte da sociedade como um todo.
Quanto ao funcionamento do objeto e obtenção de resultados, não há nenhuma mudança necessária. Ao que visa a obra, os resultados são exemplares. A interação do usuário e os sensos do objeto é efetivava e traz uma experiência maravilhosa. Sua única deficiência é esse contato de saliva e toque do usuário anterior com o usuário posterior. Isto deve ser mudado. A experiência deve proporcionar segurança a quem a exerce.
A sugestão seria criar uma forma descartável para a caixa de contato. Atendendo a demanda ecológica atual, tal caixa poderia ser de material reciclável ou ter um sistema de limpeza instantâneo. Como o único problema visto é o contato fisico entre um usuário e outro e apenas a primeira caixa tem esse contato, é alentado que esta forma seja trocada por outro material de fácil recolhimento e limpeza.
Propostas para G1
Este post é destinado para indicar as propostas para G1, apresentação de projetos que me interessaram.
MyHeritage’s Deep Nostalgia
Todos nós temos alguém em nossas vidas de quem sentimos muita falta — seja um pai, avô, amigo, ou quem quer que seja importante para nós. O MyHeritage pegou este conceito unificador e o transformou em uma fantástica experiência de marketing interativo. O projeto incentiva os usuários a criarem uma conta e fazer upload de fotos de seus entes queridos. Em troca, a imagem fica animada. É um algoritmo de reconhecimento e reconstrução tridimensional especializado em rostos, que usa tecnologia da D-ID, uma empresa de tecnologia especializada em digitalização facial. A ferramenta usa recursos de Inteligência Artificial e Deep Learling, um ramo do aprendizado de máquina que busca recriar elementos usando simulações de alto nível.
Blooming
O Blooming é uma instalação interativa feita com papéis recortados em formato de flores que se abrem a quem vier apreciá-las. A obra é constituída de um sensor de presença que sinaliza ao sistema computacional, feito com Arduino, que há pessoas em frente à tela. Neste momento, os motores são acionados para movimentar as pétalas. Quando o visitante vai embora as flores se fecham novamente.Esta peça consiste em flores de papel compiladas de oito pedaços de papel esculpido, o motor de cada ventilador, o sensor e o microprocessador.
Into the Wind
Não podemos ver o vento, mas podemos senti-lo. Esta obra do artista Witaya Junma materializa o efeito do vento quando o público interage com ela soprando em uma pequena caixa.. Em ‘Into the Wind’, o espectador é convidado a replicar o vento, em mecanismos especiais que são ativados através da respiração. Mais especificamente, ‘Into the Wind’ consiste em uma instalação que interpreta bolhas ao vento; as formas e contornos dessas bolhas variam de acordo com o soprar do espectador, que também pode visualizar os processos e mecanismos da instalação através das estruturas transparentes que a constituem.